31 dezembro 2014

Os 7 Melhores livros de Carl Sagan



Carl Sagan foi um grande cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo e escritor. Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980, "Cosmos: Uma Viagem Pessoal", que ele mesmo narrou e co-escreveu. Posteriormente a série, Sagan lançou o livro "Cosmos" como um forma de complemento.
Podemos dizer que sua obra mais conhecida pelo público geral seja "Contato", seu único romance, que em 1997 rendeu um filme homônimo. Porém o legado de Sagan é imenso, conta com mais de 600 artigos científicos e cerca de 20 livros publicados, podendo assim ser considerado um dos maiores cientistas que já viveu.


7º - Os Dragões do Éden
Sinopse: Num Éden perdido onde os dragões reinavam encontram-se as fundações da nossa inteligência e das nossas paixões. Sagan conduz-nos, numa visita guiada, até esse mundo perdido.
Harmonizando informação científica e os grandes mitos do passado, utilizando a sua incomparável capacidade de relacionamento e de diálogo com as diversas áreas do conhecimento científico, com a filosofia e com a história, Sagan faz o ponto de grandes espaços do saber humano, propondo hipóteses por vezes arrojadas, mas sempre motivadoras - Carl Sagan é o professor que todos gostaríamos de ter, ou ter tido, e os DRAGÕES DO ÉDEN são uma obra-prima de instrutivo prazer.

6º - Bilhões e bilhões
Sinopse:Último livro escrito por Sagan, e publicado postumamente por Ann Druyan, sua mulher e colaboradora, Bilhões e bilhões traz dezenove artigos dedicados a temas variados. Une-os o fio da racionalidade no exame das coisas do mundo. Por exemplo: por que se deve ser a favor do direito de decisão da mulher em relação ao aborto; por que os problemas ambientais devem ser abordados a partir de uma plataforma de máxima inteligibilidade a respeito da ciência, da tecnologia e de seu papel social, e não com base em pressupostos emocionais muitas vezes resultantes da falta de informação. Sagan fala também sobre a possibilidade de haver vida em Marte, sobre o aquecimento global e sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo. O tema que une os artigos reunidos em Bilhões e bilhões é, enfim, a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual.

5º - Contato
Sinopse: Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do Universo. Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença.
Em Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan mos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana.

4º - Variedades da Experiência Científica
Sinopse: Numa série de palestras proferidas em 1985, o astrofísico Carl Sagan discute a existência de Deus, expõe suas esperanças de encontrar vida inteligente em outros planetas e manifesta o desejo de que a religião seja usada para melhorar a vida do ser humano. Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicional
de Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade
de Glasgow em 1985 para discutir a “teologia natural”. A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo
religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.
Como grande divulgador da ciência, Sagan tinha o dom de falar simples, mesmo se estivesse explicando mecânica
quântica.Nas palestras, ressalta a predisposição do ser humano para acreditar nas coisas e relata equívocos históricos como a descrição dos enormes canais de Marte, no início do século xx.

3º - O Mundo Assombrado Pelos Demônios
Sinopse: Professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University é autor de dezenas de livros e artigos, o norte-americano Carl Sagan dedicou a vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência, recebendo diversos prêmios e medalhas por essa contribuição. Preocupado com o vírus do analfabetismo científico, que faz com que hoje muitos acreditem em explicações místicas e ficções, Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia, revidando com informações surpreendentes, transmitidas de forma clara e irreverente.


2º - Pálido Ponto Azul
Sinopse: Por que gastar fortunas com programas espaciais quando há tantos problemas aguardando solução a poucos metros de nossas casas? Para Sagan, um dia o conhecimento do espaço poderá significar nossa sobrevivência como espécie. 'Pálido ponto azul' revela como as descobertas científicas alteraram nossa percepção de quem somos e do lugar que ocupamos no Universo - e nos incita a refletir sobre o uso que daremos a esse conhecimento.

1º - Cosmos
Sinopse: Carl Sagan trata de tudo: "Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá." O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo. Faz-nos sonhar! Poder-se-á pedir mais de um livro?»Carlos Fiolhais, físico «Carl Sagan é recordado como um dos maiores astrónomos de sempre, não só pelas suas contribuições exemplares para as ciências planetárias e a astrobiologia, mas por ter sido um extraordinário divulgador e comunicador de ciência. Visionário no estudo do sistema solar, a sua elegante, clara e inteligente forma de escrita ganhou, graças ao livro Cosmos, imensos adeptos e chegou a públicos até então afastados da ciência. A par do Mensageiro dos Céus, de Galileo Galilei, Cosmos é um livro maior na divulgação da astronomia: o livro e a série de TV que o acompanha serão para sempre considerados um dos acontecimentos mais importantes da história da divulgação cientifica. Cosmos é um livro para ler, reler e será sempre uma inspiração e motivação para descobrir o Universo que nos rodeia.»Pedro Russo, coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia 2009 Em "Cosmos", porventura pela primeira vez na literatura, são transmitidos com inteligência e emoção tocantes, a ideia e o sentimento de uma cidadania… cósmica.


*Essa lista foi feita a partir das notas dadas aos seus livros no Skoob, prezando assim a opinião do público brasileiro de seus livros. 
**Alguns livros são bem difíceis de achar para compra atualmente, então aconselho a procurar em ebook.

6 comentários:

  1. Anônimo13:12

    O meu favorito é "O cérebro de Broca". Suponho que no Brasil tenha um título diferente.

    Falta aí na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil o livro "broca's brain (Cérebro de broca)" é conhecido como "O romance da Ciência"

      Excluir
  2. Existe algum livro dele de nome parecido ou semelhante a...
    "Uma Luz na Escuridão?"

    ResponderExcluir
  3. Acho que o nome do 7º livro é Os Dragões do Éden, não Os Dragões do Éder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Versão brasileira Herbert Richers. kkk

      Excluir
    2. Corrigido. Obrigado pelo toque, acho que quando estava escrevendo o artigo me lembrei de Os Dragões de Éter, misturei as duas palavras e saiu Éder.

      Excluir